Planejamento Estratégico de TI
O Planejamento Estratégico de Tecnologia da Informação é uma importante ferramenta de apoio à tomada de decisão para o gestor, habilitando-o a agir de forma proativa, contra as ameaças e a favor das oportunidades. O Plano Estratégico de TI representa um instrumento de gestão para a execução das ações e projetos de TI da organização, possibilitando justificar os recursos aplicados em TI, minimizar o desperdício, garantir o controle, aplicar recursos naquilo que é considerado mais relevante e melhorar a qualidade dos investimentos e o serviço prestado aos clientes internos e externos.
ENTRE EM CONTATOPlanejamento Estratégico de Tecnologia da Informação
O foco principal da Tecnologia da Informação nas organizações é a efetiva utilização da informação como suporte às práticas e aos objetivos organizacionais. Além disso, a TI tem transversalidade sobre vários eixos da organização, permeando suas áreas de negócio. É a TI que apoia as organizações a atenderem as exigências por agilidade, flexibilidade, efetividade e inovação.
Nesse contexto, na busca por uma organização que preza pela melhor gestão dos recursos e pela maior qualidade na prestação de serviços aos clientes internos e externos, torna-se essencial a realização de um bom planejamento Estratégico de Tecnologia da Informação que viabilize e potencialize a melhoria contínua da performance organizacional.
Para alcançar esse resultado, é necessário que haja um alinhamento entre as estratégias e planos da TI e as estratégias de negócio. Dessa maneira, o Plano Estratégico de Tecnologia da Informação é o instrumento que permite nortear e acompanhar a atuação da área de TI, definindo estratégias e o plano de ação para implementá-las.
O Planejamento Estratégico de TI baseia-se na Governança de TI, que por sua vez deve estar amparada em 3 principais pilares:
- Avaliação:
Avaliar o uso atual e futuro da TI - Direcionamento:
Preparar e implementar planos e políticas para garantir que o uso de TI atenda aos objetivos de negócios - Acompanhamento:
Monitorar a conformidade com as políticas e o desempenho em relação aos planos
Nossa abordagem
O processo de estruturação do Plano Estratégico de Tecnologia da Informação baseia-se em nossa experiência no entendimento dos objetivos de TI e áreas de negócio demandantes das soluções de TI; diagnóstico dos processos e recursos da área de TI; planejamento das ações e projetos a serem realizados nos anos seguintes, aumentando a maturidade da gestão e processos de TI, melhorando a eficiência dos investimentos e entrega dos recursos de TI à Companhia.
O Planejamento Estratégico de TI permite obter uma série de benefícios, como:
- Fortalecer ações de TI;
- Facilitar a gestão dos recursos da TI;
- Gerar valor para a Companhia pela atuação estratégica da TI;
- Satisfazer os clientes da TI (internos e externos);
- Disciplinar a utilização dos recursos orçamentários para a área de TIC;
- Fornecer compartilhamento de informações.
A estruturação ou revisão no Plano Estratégico de TI proposta pela Protiviti permite conectar a TI à estratégia da Companhia por meio do planejamento dos recursos de Tecnologia da Informação, possibilitando a definição de objetivos específicos para a área de TI. Nossa abordagem contempla um diagnóstico do modelo de TI atual, direcionamento do modelo esperado e definição e priorização de ações, abrangendo pessoas, processos e tecnologia, para alcance das metas corporativas.
Nossos diferenciais
- Gestores com mais de 15 anos de experiência em TI, Segurança da Informação, auditoria, gestão de riscos e desenvolvimento e implantação de estratégias de Tecnologia e Segurança da Informação.
- Equipe de profissionais multidisciplinar com visão integrada de GRC nas camadas processos, sistemas, pessoas, gestão e infraestrutura.
- Alcance global, via nossa rede de escritórios Protiviti.