Governança e Regulação de IA
Políticas, processos e estruturas para equilibrar riscos e oportunidades
A IA generativa já faz parte de nossas vidas e há grande interesse em descobrir onde, como e quando utilizá-la nos negócios. De um lado, existe um entusiasmo por explorar a tecnologia, mas do outro, há preocupações de que os riscos possam sair do controle. A questão é como identificar e equilibrar os riscos e as oportunidades? Este é o propósito da Governança de IA.
Fale conoscoGovernança de IA: indispensável para o cenário corporativo
A governança de IA envolve conjunto de políticas, processos, estrutura organizacional adequada e, principalmente, conhecimento dos riscos que os algoritmos desta nova tecnologia impactam a empresa.
Com difusão e escalada do uso de IA nas organizações, se faz cada vez mais necessário assegurar o controle dos resultados gerados, e atendimento conformidade a regulações para o uso seu responsável.
Sendo assim, empresas serão demandadas cada vez mais por diretrizes, monitoramento de controles e auditoria para equilibrar os riscos a eficiência que IA, a fim de minimizar eventuais vieses algorítmicos, violações de privacidade e falhas de segurança.
Principais Riscos Associados à IA
Vazamento de dados confidenciais e sensíveis
Modelos de inteligência artificial abastecidos com dados confidenciais como CPFs, nomes, endereços de e-mail, dados de cartão de crédito, dentre outros, podem fornecer este conteúdo quando solicitados.
Discriminação e inferências indevidas
Algoritmos podem perpetuar preconceitos e discriminar pessoas, resultando em decisões injustas. Inferências indevidas acontecem quando a IA faz suposições errôneas e enviesadas com base na qualidade e relevância dos dados, gerando riscos para atividades empresariais tais como contratação de colaboradores, concessão de crédito e gestão de contencioso.
Alucinação ou imprecisão nas respostas
Algoritmos de IA, principalmente aqueles baseados em LLM, têm como ponto forte a fluidez na linguagem e a capacidade de gerar texto natural e coerente, porém nem sempre conseguem assegurar precisão ou exatidão nas informações fornecidas pode levar a decisões equivocadas, erros factuais ou novos dados inconsistentes e imprecisos.
Atendimento às regulações de IA vigentes
As organizações terão que assegurar que o desenvolvimento e manutenção de seus algoritmos esteja em conformidade às regulações vigentes, tais como o Marco Legal de IA* e o AI Act Europeu, bem como monitoramento dos riscos inerentes a esta nova tecnologia. * Projeto de Lei 2338/21 em tramitação nas casas parlamentares no Brasil.
Violação de propriedade intelectual e direitos autorais
Modelos abastecidos com informações protegidas por propriedade intelectual podem gerar resultados com base em conteúdo protegido, expondo a organizações a riscos de copyright.
Opacidade e inexplicabilidade
Ausência de clareza e impossibilidade de auditar resultados gerados por modelos de IA, por exemplo, pela falta de documentação e registro da sua sistemática de sua construção, podem trazer ineficiência ao processo assim como perdas financeiras e danos à imagem da organização.
Como a Protiviti pode te ajudar?
A Protiviti apoia as empresas na implantação da governança e atendimento a regulações de IA por meio de uma abordagem integrada que combina boas práticas de mercado, gestão contínua e soluções tecnológicas avançadas. Oferecemos suporte no desenvolvimento de políticas e diretrizes que atendem a requisitos regulatórios e padrões do setor, implementação de ferramentas que ajudam a identificação, transparência e a explicabilidade dos algoritmos e monitoramento de riscos relacionados a esta nova tecnologia, por meio de uma abordagem para assegurar a integridade, segurança dos dados e eficaz.
Como estruturar a governança de IA na sua organização
Amplie o valor do seu negócio com uma governança de AI bem estruturada.
Com uma equipe de especialistas e um ecossistema de parceiros, a Protiviti oferece suporte completo para todas as demandas de governança de AI necessárias.
Entre em contato