Aprimoramento das linhas de defesa
Fortaleça a estrutura de governança da sua empresa e seus controles internos, com equilíbrio, independência e transparência.
Otimize os recursos disponíveis para a 2ª e 3ª linhas de defesa. Promova a eficácia operacional alinhada à visão de riscos e garantindo a conformidade com regulamentações, padrões internacionalmente reconhecidos e melhores práticas de mercado.
ENTRE EM CONTATOModelo das Três Linhas de Defesa
Preconizados pelo IIA (Institute of Internal Auditors), o Modelo das Três Linhas de Defesa ajuda as empresas na identificação de estruturas e processos, tendo como base a definição de “níveis distintos de defesa” e criação de valor, para melhor auxiliar no atingimento dos objetivos corporativos, resultando em uma governança forte alinhada à visão de riscos.
Enquanto a Alta Administração garante a presença de uma cultura de gestão de riscos na companhia, monitora os riscos de acordo com o apetite definido e suporta a implantação das ações de resposta, os Orgãos de Governança e Conselho definem em conjunto com a administração o apetite de riscos da companhia e fica ciente de quais são os riscos a que a organização está exposta, além de entender como eles estão sendo gerenciados.
A estruturação adequada das linhas de defesa proporciona:
- adoção de abordagem estratégica baseada em princípios e foco no atingimento dos objetivos corporativos;
- aprimoramento na visão de gestão de riscos, compreendendo claramente os papéis e responsabilidades de cada um envolvido nas linhas de defesa;
- melhoria na tomada de decisão, proporcionada com informações claras e confiáveis, impulsionando a eficiência e a eficácia dos processos de negócios;
- conformidade com regulamentações e padrões internacionais, demonstrando o compromisso com a conformidade regulatória e a adesão às melhores práticas de governança corporativa;
- aumento da confiança dos stakeholders como resultado de um ambiente que adota práticas sólidas de transparência e governança corporativa.
- Fortalecimento dos controles internos, através da coordenação e complementariedade das linhas de defesa
- Otimização de recursos pensando em orçamento e recursos da organização, gestão de conflito de interesses, independência, prevenção e identificação de erros e fraudes
1ª linha de Defesa: Operação do Negócio
- Atua diretamente sobre o risco, sendo proprietário do mesmo;
- Implementa as ações corretivas para gerenciar os riscos;
- Mantém controles internos eficazes e conduz procedimentos de risco e controle periodicamente.
2ª linha de defesa: Supervisão dos riscos
- Define e monitora a implantação das ações corretivas para o gerenciamento dos riscos;
- Supervisiona a conformidade com leis e regulamentos aplicáveis;
- Garante que a 1ª linha de defesa opere como esperado.
3ª linha de defesa: Avaliação dos Riscos
- Avalia a eficácia da governança, gestão de riscos e compliance de forma ampla e objetiva;
- Audita as outras linhas de defesa, cumprindo suas obrigações de forma autônoma e independente;
- Atua de acordo com as normas nacionais e internacionais de Auditoria Interna.
Entenda como as linhas de defesa podem transformar sua Governança.
Realizamos um diagnóstico com um olhar holístico da 2ª e 3ª linhas de defesa, identificamos os pontos de melhoria considerando processos, sistemas, políticas, cultura e engajamento, relatórios e indicadores, metodologia e sistemas. Propomos um plano de ação cross, e se necessário, podemos apoiar no PMO da implantação das melhorias.
Fale com nossos especialistas