Ibrahim Thiaw, Secretário Executivo da Convenção das Nações Unidas para o Combate à Desertificação, falou com exclusividade com a Protiviti sobre mudanças climáticas, biodiversidade e perda de terras produtivas.
Em entrevista exclusiva para o VISION by Protiviti, o Secretário Executivo da Convenção das Nações Unidas para o Combate à Desertificação, Ibrahim Thiaw, convocou líderes globais a assumirem um papel ativo na resolução dos maiores problemas do planeta. “As empresas precisam mudar de uma economia linear – extraindo recursos, usando-os rapidamente e descartando-os como lixo – para uma economia circular, onde produtos usados são reaproveitados e reinseridos na economia”, disse o secretário à Protiviti, durante sua participação na COP27, a Conferência do Clima da ONU.
“Os negócios têm um papel importante na construção dos padrões de consumo da classe média em crescimento, que levará a uma demanda maior de recursos. Há uma necessidade extrema de investimentos que consigam corresponder a essa enorme demanda por mudanças trazidas pelo consumidor e, ao mesmo tempo, garantir nossa adaptação às múltiplas disrupções que as mudanças climáticas e a degradação da terra trouxeram”, afirmou Thiaw.
A entrevista, conduzida por Baris Karapinar, Líder de ESG e Sustentabilidade da Protiviti na Suíça, encerrou um ciclo de seis meses de conteúdo discutindo o impacto da sustentabilidade nos negócios, em uma série intitulada “Futuro do ESG”. O tema foi o mais recente a ser explorado na plataforma VISION by Protiviti. Confira todos os conteúdos da série aqui.
O Futuro do ESG: muito além das mudanças climáticas
Para Cory Gunderson, vice-presidente executive de Global Solutions da Protiviti, a mensagem da ONU não poderia ter sido mais clara. “Os líderes de negócios vão desempenhar papéis centrais no enfrentamento aos maiores desafios do planeta. Há muitos caminhos para explorar. Nós acreditamos que ter estratégicas e objetivos claros para ESG é a chave para o sucesso do futuro. Estamos empolgados para destacar as questões-chave enfrentadas pelos negócios, incluindo ESG, no nosso programa de referência VISION by Protiviti”, comentou Gunderson.
Veja também: Qual a relação entre ESG, gestão de fornecedores e continuidade de negócios?
A entrevista com Ibrahim Thiaw foi um dos mais de 30 conteúdos, incluindo vídeos, podcasts e artigos, atualmente disponíveis na iniciativa “Futuro do ESG”, do portal VISION by Protiviti. Leia a íntegra da entrevista aqui (em inglês).
Outros destaques (em inglês):
- Carla Harris, do Morgan Stanley, discute o que está por vir para o ESG
- Acelerando a sustentabilidade digital e net zero com a Microsoft
- Líder de soluções de energia da AWS no escopo 3, ‘obesidade de dados’ e um futuro descarbonizado
- Pesquisa Protiviti-Oxford revela lacuna de entusiasmo ESG entre executivos da América do Norte
- Boardroom Buzz: reitor de Cambridge e o negócio de sustentabilidade
- Por dentro dos rankings ESG globais do The Economist
- Uma ‘grande barganha’ global será necessária para complicada transição climática na Índia
- CEO da Nepad: Agenda 2063 pode transformar a África em ‘potência global’
VISION by Protiviti é uma série que coloca as megatendências sob o microscópio para fornecer insights estratégicos para executivos e membros de conselho. O conteúdo está disponível em vários formatos, incluindo artigos, podcasts, entrevistas em vídeo e eventos especiais.