Redução de perdas e otimização do consumo de energia
Redução de perdas e otimização do consumo de energia – Varejo alimentar
Compartilhe:
Assine nossa newsletter

Fique por dentro das melhores notícias, eventos e lançamentos do mercado




    Redução de perdas e otimização do consumo de energia – Varejo alimentar

    Publicado em: 20 de julho de 2022

    Esse cliente, um dos líderes do varejo no Brasil, desejava otimizar seu parque de refrigeração permitindo uma redução dos custos com energia elétrica, sem que isso gerasse riscos para a conservação dos alimentos e potenciais perdas de produtos.

    Desafio do cliente

    Esse cliente, um dos líderes do varejo no Brasil, desejava otimizar seu parque de refrigeração permitindo uma redução dos custos com energia elétrica, sem que isso gerasse riscos para a conservação dos alimentos e potenciais perdas de produtos. O processo atual do cliente é manual, com 3 leituras de temperatura diárias em cada balcão, feitas com termômetro e anotadas num formulário em papel. O processo está sujeito a erros e não permite entender o real status do equipamento. A redução de perdas era indicada.


    Solução entregue

    Substituímos o processo manual com a instalação de dispositivos IoT para medição de temperatura e abertura de portas de refrigeradores e, através de um algoritmo de inteligência artificial, conseguimos monitorar e prever futuras falhas e alertar de forma preditiva o time e a manutenção 24/7, para que medidas corretivas sejam tomadas evitando potenciais perdas de produto. O mesmo algoritmo também analisa as curvas de temperatura para indicar um ponto ótimo de operação, reduzindo assim o consumo de energia.


    Resultado de negócios

    Redução de 100% da perda relacionada a problemas de refrigeração, que no universo do cliente atingia patamares de R$ 6,5 milhões por ano. Além desta redução, a avaliação das curvas de temperatura permite a otimização dos ciclos de degelo com redução de R$ 7,5 milhões por ano em gastos com energia. Além destes benefícios medidos, a manutenção pode atuar de forma preditiva e não mais corretiva, o que tende a reduzir custos de manutenção do cliente no longo prazo.

    Compartilhe:

    Publicações relacionadas

    Protiviti Brasil é reconhecida em 4 categorias do Leaders League 2025  

    20 de março de 2025

    Em 2025, a Protiviti Brasil foi novamente reconhecida entre as Melhores Consultorias de Compliance, mantendo a categoria Líder.

    Leia mais

    Transformação organizacional e gestão de mudança: como funciona na prática

    12 de março de 2025

    Descubra como a transformação organizacional e a gestão de mudança impactam empresas e aprenda estratégias eficazes para implementar mudanças bem-sucedidas.

    Leia mais

    Top Risks 2025: prepare-se para os riscos de curto e longo prazo

    10 de março de 2025

    Há 13 anos, a Protiviti e a ERM Iniciative realizam a pesquisa Top Risks, que identifica os principais riscos ao negócio na percepção de executivos e C-levels ao redor do mundo. Este ano, a pesquisa contou com a participação de mais de 1.215 profissionais de gestão executiva, incluindo 60 representantes do Brasil, gerando uma visão estratégica e exclusiva.

    Baixe aqui

    Ransomware Akira: o que é essa ameaça cibernética e como se proteger dela

    7 de janeiro de 2025

    Os ataques de ransomware são uma ameaça crescente à segurança cibernética global, impactando organizações de diferentes setores. De acordo com a Veeam Software, no primeiro semestre de 2024, cerca de 79% das empresas foram afetadas por pelo menos um ataque deste tipo. O relatório revela ainda que 33% das vítimas sofreram perda de dados, embora […]

    Leia mais