Segurança cibernética, privacidade, dados e conformidade regulatória são classificados como os principais riscos em auditorias de TI
Uma nova pesquisa realizada pela Protiviti e ISACA descobriu que a segurança cibernética é o principal risco para os departamentos de auditoria de TI. Vários outros riscos relacionados, como privacidade e dados, bem como conformidade regulatória e liderando como principais preocupações, também foram citados na pesquisa. O estudo pediu aos entrevistados que classificassem a importância de 39 problemas de risco de tecnologia. Desses, os 10 principais riscos em auditoria de TI identificados foram os seguintes:
- Violação cibernética
- Gerenciar incidentes de segurança
- Privacidade
- Monitorar a conformidade regulatória
- Risco de acesso
- Integridade de dados
- Recuperação de desastres
- Gestão de dados
- Risco de terceiros
- Monitorar/auditar TI, conformidade legal e regulatória
O relatório foi baseado em uma pesquisa realizada no quarto trimestre de 2021. Nela, mais de 7.500 líderes e profissionais de auditoria de TI, incluindo diretores de auditoria (CAEs) e vice-presidentes e diretores de auditoria de TI foram entrevistados. Esses profissionais representam uma ampla gama de indústrias em todo o mundo, de múltiplos setores. A coleta de dados foi realizada em colaboração entre a Protiviti e a ISACA.
Os principais riscos citados na pesquisa deste ano destacam o papel vital, porém sensível, que os dados desempenham nas organizações hoje. Com isso, foi observado que entrevistados expressam preocupações significativas em relação à maneira como os dados são coletados, governados e protegidos. Além disso, os entrevistados também demonstraram que os profissionais de auditoria de TI estão cientes dos requisitos de conformidade em evolução enfrentados por suas organizações, relacionados à administração de dados, padrões do setor e requisitos nacionais e regionais. A pesquisa ajuda a entender as prioridades, expectativas e tendências observadas pelo setor para os próximos anos. Os resultados podem ajudar empresas de todos os portes a planejarem seus próximos passos de auditorias de TI.
Fonte: Ciso Advisor