A proteção de identidade e acessos é parte fundamental do processo de fortalecer a segurança da sua empresa.
Com o aumento do acesso a dados de negócios fora dos limites da rede corporativa convencional, a segurança e a conformidade assumem uma importância cada vez maior. Por isso, as organizações devem buscar maneiras de aprimorar a proteção de seus dados, independentemente de sua localização, seja dentro da rede corporativa ou na nuvem. Além disso, é crucial que as organizações atendam aos requisitos regulatórios e do setor para garantir a segurança e a privacidade dos dados. A proteção de identidades e acessos é parte fundamental desse processo.
Mesmo em ambientes hospedados em nuvem, as organizações são responsáveis por proteger os dispositivos (endpoints) e acessos que transitam neste ambiente. E quando falamos sobre gestão e proteção de identidades e acessos, é notável a desatenção com a proteção aos acessos nas organizações.
Camadas de segurança na proteção de identidades e acessos
Em um modelo de defesa por profundidade, a gestão de identidade é uma das primeiras etapas de proteção na cibersegurança. A defesa em profundidade usa uma abordagem em camadas de segurança, em vez de depender de um único perímetro. Uma estratégia de defesa em profundidade usa uma série de mecanismos para reduzir o avanço de um ataque. Cada camada fornece proteção para que, se uma camada for violada, uma camada subsequente impedir que um invasor receba acesso não autorizado aos dados. Camadas de segurança podem incluir:
- Segurança física, como limitar o acesso a um datacenter para apenas o pessoal autorizado
- Controles de segurança de identidade e acesso, como autenticação multifator ou acesso condicional para controlar o acesso à infraestrutura e controle de alterações.
- A segurança de perímetro de sua rede corporativa inclui a proteção contra DDoS (ataque de negação de serviço distribuído) para filtrar ataques em grande escala antes que eles possam causar uma negação de serviço para os usuários.
- Segurança de rede, como segmentação de rede e controles de acesso à rede, para limitar a comunicação entre os recursos.
- A segurança da camada Computação, como a proteção do acesso a máquinas virtuais, local ou na nuvem, fechando determinadas portas.
- A segurança da camada Aplicativo garante que os aplicativos estejam seguros e livres de vulnerabilidades de segurança.
- A segurança da camada Dados, incluindo controles para gerenciar o acesso aos dados de negócios e clientes e à criptografia para proteger os dados.
Os ataques de phishing estão ficando cada vez mais sofisticados e direcionados para pessoas com altas credenciais nas organizações. Inclusive já há um nome para isso: whaling, ou seja, fazer uma campanha de phishing para pegar o peixe grande. Nestas campanhas, o foco é ter acesso aos dados da credencial do usuário. E se a identidade dele não estiver segura, basta um link malicioso para todo castelo de proteção ser derrubado por meio de uma autenticação fraudulenta.
Para as organizações que utilizam soluções corporativas Microsoft, as licenças contemplam o Microsoft Entra. O Microsoft Entra simplifica o gerenciamento de acesso e autenticação para organizações, oferecendo uma plataforma de gestão de identidade unificado para aplicativos locais e na nuvem. Ele pode ser integrado ao Active Directory local já existente, sincronizado com outros serviços de diretório ou implantado em ambientes multinuvem.
Além disso, o Microsoft Entra possibilita às organizações a segura habilitação do uso de dispositivos pessoais, como smartphones e tablets, e promove a colaboração com parceiros comerciais e clientes.
Em licenças mais avançadas, o Microsoft Entra permite identificar comportamentos suspeitos no acesso e bloqueá-los antes de algo pior acontecer. Além disso, é possível integrar os logs de acesso do Microsoft Entra em ferramentas de SIEM (Security Information and Event Management) para monitoramento e reporte de acessos.
Configurar corretamente o Microsoft Entra ID é um caminho de ganho rápido para aumentar a postura de segurança da sua organização, evitando que ataques simples à identidade sejam bem-sucedidos.