Empresa aposta nos 25 anos de atuação no setor e consolida essa experiência em uma plataforma completa de Inteligência Artificial, capaz de transformar a prevenção de perdas no varejo
Empresa aposta nos 25 anos de atuação no setor e consolida essa experiência em uma plataforma completa de Inteligência Artificial, capaz de transformar a prevenção de perdas no varejo
O varejo perdeu, somente em 2022, aproximadamente R$ 32 bilhões em mercadorias que geraram custo e não viraram receita na frente de caixa, segundo a Abrappe (Associação Brasileira de Prevenção de Perdas). Diante deste cenário, a ICTS, empresa pioneira em soluções de riscos, compliance e segurança no Brasil, aproveita seus 25 anos de atuação em prevenção de perdas de clientes varejistas e lança a Profit Shield, uma plataforma baseada em Inteligência Artificial e integrada ao ChatGPT que analisa e ataca as perdas de estoque de forma simples e eficiente, com base em dados e semelhante ao papel de um analista.
A solução foi desenvolvida a partir de uma metodologia ancorada em análise de informações, bem como na atuação bem-sucedida da ICTS no setor, comprovada em diversos projetos no varejo nacional e internacional. Com a redução comprovada entre 20% a 40% das perdas de estoque, a plataforma chega ao mercado no momento certo para alavancar negócios que, muitas vezes, não sobrevivem às perdas.
“Sem o devido controle, as perdas de mercadorias podem ser maiores do que o lucro do varejista e, em muitos casos, quando avaliadas, determinam se há lucro ou prejuízo na operação. A Profit Shield preenche essa lacuna, ajudando a operar de forma sustentável, reduzindo desperdícios e desvios e otimizando a rentabilidade”, explica Rodrigo de Castro Schiavinato, cofundador da Profit Shield, além de ser diretor executivo de parcerias e inovação e sócio da Protiviti, uma das empresas da ICTS.
A ferramenta opera no gerenciamento de indicadores-chave para os varejistas. São eles: quebras, que incluem avarias, vencimentos e desperdícios; inventário, direcionado à identificação de estoques negativos, erros de ajustes e divergências entre estoque físico e teórico; volume de estoques versus a sua relação com as perdas; descontos, provisionando uma visão clara da perda de receita gerada pelas rebaixas de preço; e, por fim, venda e margem, cuja função é avaliar a saúde do sortimento integrando dados de venda, margem e quebra identificada, permitindo tomar decisões sobre rebalanceamento de itens ou até retirada de produtos.
Toda a informação controlada pela plataforma é apresentada a partir de relatórios objetivos, trazendo visibilidade dos resultados de perdas das empresas por meio de um dashboard organizado e focado nas principais análises. Além disso, é possível monitorar e alertar automaticamente as lojas com maiores desvios de perda.
“A análise das perdas de estoque promove muitos dados na operação do varejo. Seja no descarte dos itens avariados e vencidos ou no ajuste de inventário, elas geram informações que a Profit Shield converte em conhecimento poderoso para a prevenção de desperdícios e desvios de mercadorias”, complementa Schiavinato.
Com a inteligência promovida na redução de perdas, a Profit Shield propicia uma série de benefícios à saúde do negócio, como mais eficiência operacional, melhoria na qualidade do serviço, menos custos e aumento de rentabilidade. Isso sem contar a redução de desperdícios de produtos, que significa jogar menos produtos fora e, consequentemente, operar de forma mais sustentável, gerando menos resíduos e convertendo mais valor à sociedade.
Reduzir as ineficiências e os desperdícios promove às empresas mais capital para investir em novas iniciativas, como pontos de venda e empregos, contribuindo para a expansão do negócio. “A Profit Shield agrega toda experiência de uma consultoria especializada e consolida essa inteligência em uma plataforma completa, que é capaz de transformar a gestão de perdas de estoque do varejo”, finaliza Schiavinato.